COVID- 19 - Solar Sampaio e Melo

ATMOSPHERE OF ELEGANCE AND CONFORT
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ATMOSPHERE OF ELEGANCE AND CONFORT
Covid-19
O nosso compromisso consigo durante o COVID-19.

HIGIENE E SEGURANÇA
É compromisso do Solar Sampaio e Melo a saúde e segurança dos nossos hóspedes e colaboradores. Por isso, queremos assegurar continuamente, no nosso solar, as diretrizes emanadas pela Direção Geral de Saúde.


      
O Solar Sampaio e Melo com o registo n.º 5666, classificada como Turismo de Habitação, atenta às novas necessidades provocadas pela atual pandemia existente (Covid-19), implementou um plano de contingência que reforça medidas sanitárias internas de higiene e limpeza para a prevenção e controlo da Covid-19. O Solar Sampaio e Melo adotou também todas as recomendações impostas pelo selo “Clean & Safe” (selo distintivo criado pelo Turismo de Portugal que certifica a casa como “limpa” e “segura”). O selo “Clean & Safe” está afixado na nossa casa garantindo que cumprimos todas as orientações da Direção Geral da Saúde e do Turismo de Portugal.

Protocolo Interno e Procedimentos de Higiene e Segurança
-Embora a limpeza sempre tenha sido uma prioridade para nós e os nossos hóspedes, agora é mais importante do que nunca tentar reduzir a propagação da doença. De acordo com a DGS, uma pessoa pode contrair o COVID-19 tocando num objeto contaminado (como uma maçaneta da porta ou um interruptor), e o vírus pode viver em certas superfícies por várias horas ou dias. Por esse motivo, é essencial limpar e desinfetar superfícies que são frequentemente tocadas e implementar todas as medidas e procedimentos de higiene e segurança.

Formação a todos (as) os (as) colaboradores (as)
- O Solar Sampaio e Melo disponibilizará este plano de contingência a toda a sua equipa e fará uma formação sobre as normas aqui presentes;

EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual)
- O Solar Sampaio e Melo, disponibiliza à sua equipa os EPI’s e materiais necessários ao desenvolvimento do seu trabalho em segurança, nomeadamente:
- Luvas;
- Máscara de proteção;
- Fato Individual de Proteção extra à farda;
- Produtos de limpeza e higienização;
- Outros que se revelem apropriados.
O Solar Sampaio e Melo disponibiliza aos seus hóspedes:
- Gel desinfetante em todas as áreas comuns, principais entradas e casas de banho comum.

Higienização das Mãos, Etiqueta Respiratória e Distância de Segurança
- Estas devem ser feitas de acordo com os esquemas que se encontram abaixo. Estas indicações serão afixadas nas zonas de staff;

Procedimentos Internos
Check In
- Aquando da chegada do hóspede ao Solar Sampaio e Melo, estará disponível equipamento próprio para monitorização da sua temperatura, que poderá repetir sempre que solicite, durante a estadia - - O Horário de check in, enquanto vigorar o perigo de infeção por COVID 19, passa para as 16h30, no sentido de permitir proceder a todas as operações de arejamento, higienização e troca de roupas;
- Será feita uma breve explicação do plano de contingência da casa no momento do check-in, reforçando a informação que habitualmente era disponibilizada nos quartos. Será prestada informação também para a sinalética das zonas comuns.

Check Out
- O check out no Solar Sampaio e Melo será antecipado para as 11h00;
- O método preferencial de pagamento será por transferência bancária, quando feito antecipadamente;
-  Quando o pagamento é feito no momento do check out, o ATM será higienizado antes e depois de cada utilização, disponibilizando álcool gel para os intervenientes. Este procedimento far-se-á com o devido distanciamento;
- Deverá solicitar-se ao hóspede que deixe a janela aberta antes de sair do quarto.

Pequeno-Almoço
- A  sala dos pequenos-almoços, bem como a respetiva copa foram preparados para cumprir os distanciamentos e as normas de higiene e segurança sanitária, sendo encerradas após cada serviço e só reabertas no dia seguinte.

Limpeza dos quartos
- As entradas nos quartos só são feitas com os devidos EPI’s (“KIT” completo – luvas, máscara, fato de proteção, protetor de pés);
- O período de arejamento deve ser sempre o maior possível entre check-out e check-in, privilegiando quartos não ocupados, pelo maior período possível, para novas entradas;
- Em todos os casos a limpeza e higienização deve ser precedida por um período de arejamento, com base no referido no ponto anterior;
- A limpeza do quarto – Troca de estadia – inicia-se pelo arejamento e retirada das roupas sujas: Retirar lençóis, dobrando de fora para dentro, sem sacudir e colocar num saco, bem como roupas de casa de banho, fechar o saco devidamente. Retirar saco e fechar do lixo de WC. Os sacos devem ser encaminhados para os devidos locais, tentando sempre minorar o risco de exposição;
- A limpeza do quarto - durante a estadia – com os devidos EPI’s, durante períodos de ausência do hóspede;
- A Limpeza do quarto, particularmente nas trocas de estadia, carece de uma limpeza profunda de todas as superfícies e materiais, com os materiais de higienização apropriados (produtos com álcool a 70º, toalhetes descartáveis, com aspirador adequado, de acordo com as recomendações, limpeza de chão, tecidos;
-  Referentemente às cortinas de tecido, colchões e tapetes, os mesmos serão lavados e limpos através de limpeza a vapor (aspirador);
- Os colchões resguardo serão mudados e colocados limpos aquando de cada utilização de cada quarto;

Lavandaria
- Na zona de lavandaria será identificada a zona de sujos e limpos, através de uma fita vermelha colocada no chão e a qual deverá ser respeitada;
- Serão identificados e sinalizados o circuito de “sujos” e de “limpos”;
- Desinfetar as portas, antes e depois de cada máquina;
- A roupa que chega dos quartos suja é colocada diretamente na máquina;
- Esta zona de sujos terá um caixote próprio para colocação dos sacos e EPI’s, que deverão ser devidamente encaminhados, assim que possível;
- As tarefas de manuseamento de materiais no circuito de sujos devem ser sempre separadas por uma profunda higienização do(a) colaborador(a), antes de passar para uma tarefa no circuito de “limpos”;
- O Circuito de sujos deve estar identificado para que estes materiais sejam transportados a uma distância segura dos lavados/limpos;
- As roupas do staff são lavadas separadamente, com temperaturas acima dos 60º.

Áreas Comuns
- Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz, maçanetas, puxadores de armários, entre outros);
- Na entrada do Solar Sampaio e Melo temos instalado um dispensador de álcool-gel, bem como um tapete humedecido para desinfeção dos sapatos;
-  A renovação de ar das salas de pequenos-almoços e outros espaços comuns será feita com regularidade;
-  A sala de leitura, o salão de jogos de tabuleiro e o salão de jogos principal terão uma lotação máxima de 1 quarto (2 pessoas) de cada vez.

Piscina
- A desinfeção da piscina é feita com base de cloro e restantes produtos, de acordo com as normas em vigor;
- A Piscina tem capacidade para utilização por todos os hóspedes, em termos do espaço de relaxamento e espreguiçadeiras, sendo organizadas por quarto com o devido espaçamento (o mínimo de 2m);
- Dentro da piscina – a lotação máxima será afeta a 2 quartos de cada vez, devendo o(a) utilizador(a) garantindo a distância de segurança entre diferentes elementos;
-  As espreguiçadeiras terão de ser devidamente higienizadas no intervalo de cada utilização.
Isolamento de Casos Suspeitos ou Confirmados COVID-19
O Solar Sampaio e Melo disponibilizará um quarto com entrada direta pelo exterior com todos os requisitos previstos nas normas da DGS* para instalar alguém, trabalhador ou hóspede, que à entrada na Casa após medição da temperatura, seja considerado como eventualmente infetado. Se, após check-in e alojamento num quarto, algum hóspede vier a ser considerado como suspeito de estar infetado, manter-se-á no quarto como é referido nas normas. O Solar Sampaio e Melo ativará, imediatamente, os contactos necessários com as autoridades de saúde locais.
*Este quarto terá:
- Stock de materiais de limpeza;
- Máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis;
- Termómetro;
- Contentor de resíduos autónomos e sacos de resíduos;
- Sacos de recolha de roupa usada.
No caso de utilização deste espaço este sofrerá uma higienização profunda, de acordo com as normas e recomendações em vigor.
O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) será segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.

O Plano de Contingência deve assegurar a aquisição e disponibilidade de:
-  Solução antisséptica de base alcoólica e respetivos dispensadores;
-  Informação sobre a correta higienização das mãos;
-  Máscaras cirúrgicas para utilização do colaborador/hóspede com sintomas (caso suspeito);
-  Máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, a utilizar enquanto medida de precaução, pelos colaboradores que prestam serviços na casa;
-  Toalhetes de papel para secagem das mãos, nas instalações sanitárias e noutros locais onde seja possível a higienização das mãos;
-  Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico (com espessura de 50 ou 70 mícron), junto dos locais onde há utilização de papel de secagem de mãos;
-  Equipamentos de limpeza de uso único que devem ser eliminados ou descartados após utilização. Quando a utilização única não for possível deve estar prevista a limpeza e desinfeção após a sua utilização (exemplo: baldes e cabos);
-  Detergente desengordurante e desinfetantes para higienização e limpeza dos revestimentos, equipamentos e utensílios, assim como objetos e superfícies que são mais manuseadas (exemplo: corrimões, maçanetas de portas, impressora, interruptores, teclados, “rato” de computador, etc).

Contactos úteis emergência:
Telemóvel Anfitrião da Casa: 966046766
Número Nacional de Emergência: 112
Linha SNS: 24 808 242 424
SolarSampaioeMelo
LARGO DR. EDUARDO CABRAL
6420-053 TRANCOSO
PORTUGAL
SOLAR SAMPAIO E MELO 2019
CONTACTOS
Telemóvel:(+351) 963699596
"Chamada para a rede móvel nacional"
Email: solarsampaioemelo@sapo.pt
RNET - N.º  5666
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